-
Arquitetos: Love Architecture
- Área: 404 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Masao Nishikawa
-
Fabricantes: Linea Talara
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência no centro de Tóquio é a segunda de duas casas localizadas a um minuto a pé uma da outra, ambas ocupadas rotineiramente pelo cliente. O seu único pedido foi que criássemos um espaço moderno composto por elementos que faltavam na primeira casa. Isso explica a planta bastante incomum: uma sala de recreação e adega de vinhos no subsolo, uma garagem e sala de estar no primeiro andar, um espaço para entretenimento no segundo e closets no terceiro.
O projeto não se encaixa nem na definição de uma casa típica - ou seja, um lugar para passar a vida cotidiana - nem na de uma casa de férias, um lugar para escapar da vida cotidiana. Em vez disso, está em algum lugar entre as duas, com o objetivo de expandir a vida cotidiana e lançá-la sob uma nova luz. Numa típica casa de férias, é possível criar uma sensação extraordinária simplesmente abrindo o volume para o ambiente envolvente.
Neste caso, porém, por causa do pequeno lote urbano, muito pouco poderia ser feito através da manipulação da forma em relação à luz natural e ao jardim. Portanto, empregamos uma estratégia alternativa de lidar com todo o projeto, da fachada aos interiores, móveis e tecidos, cada uma das partes com o mesmo valor, criando assim um novo tipo de expressão única.
A cada pequeno intervalo de tempo e mudança de luz natural, a densa colagem de materiais usados em toda a casa adquire uma aparência sutilmente diferente. Da mesma forma, cada passo no espaço traz cenas contínuas conforme a pessoa se move em torno de formas projetadas para destacar as características únicas dos materiais. As paredes externas de concreto nervurado contrastam com uma superfície áspera nas partes côncavas, obtida pressionando a madeira quadrada das fôrmas, com uma superfície polida nas partes convexas. Além disso, as nervuras se tornam verticais acima da escada externa e horizontais abaixo dela.
A parede da varanda é feita com chapas de aço inoxidável cortadas a laser em várias larguras, entrelaçadas em uma trama e pulverizadas com um revestimento de fluoropolímero. Nas paredes da área de entretenimento, vários processos de reboco são dispostos em camadas um sobre o outro, criando marcas verticais e horizontais semelhantes a um tecido. Perto dali, uma cortina metálica e um sofá suavemente estofado se integram ao espaço de uma forma que confundem a fronteira entre arquitetura e design de interiores. Durante o dia, a luz do sol entra pela claraboia, mas, à noite, o sol se põe inclinado no oeste, transformando completamente o clima da sala.
As combinações inesperadas de materiais e móveis fogem à descrição e, por extensão, à normalização. A porta da frente é revestida com painéis texturizados e possui uma maçaneta de aço inoxidável usinado. No banheiro do segundo andar, o uso do branco como cor básica, tanto para acabamentos quanto para móveis, serve para destacar as diferenças na textura e no padrão. No banheiro do terceiro andar, um elemento de estilo japonês e uma cadeira italiana ocupam um espaço moderno construído com ladrilhos que imitam pedra natural e vidro.
Na adega subterrânea, a atmosfera de alta tecnologia das prateleiras de aço inoxidável com luzes LED lineares contrasta com o piso de porcelanato italiano clássico. Também projetamos uma mesa de pingue-pongue personalizada para combinar com o espaço. Em cada caso, materiais ou padrões contrastantes são trazidos em harmonia e amplitude. Conforme a luz muda e as pessoas se movem por esta casa cheia de materiais, acabamentos e formas diferentes, elas encontram uma gama ilimitada de cenários. Essa relação interativa entre luz, movimento, material e forma transforma um espaço cotidiano em um local incessantemente extraordinário.